Quinta da Toural

 A Quinta Exclusiva

A Quinta Exclusiva

Casa Grande

Casa Grande

Casa da Adega

Casa da Adega

Casa do Penedo

Casa do Penedo

Casa do Souto

Casa do Souto

Casa do Espigueiro

Casa do Espigueiro

Sistelo, o Tibete Português

A aldeia de Sistelo, no concelho dos Arcos de Valdevez, é brutalmente... encantadora e é apelidada de pequeno Tibete português. Descubra esta aldeia do norte de Portugal.


A aldeia de Sistelo, no concelho dos Arcos de Valdevez, é sem dúvida uma das Aldeias de Portugal mais pitorescas, principalmente pela sua envolvência natural. Está situada às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês - o único parque nacional em Portugal -, junto da nascente do rio Vez e é apelidada por muitos como o ´pequeno Tibete português´. A paisagem de Sistelo foi, recentemente, classificada de monumento nacional.

Sabe porquê?

É assim apelidada devido aos socalcos da aldeia! São eles que mais sobressaem na paisagem, mas também o seu casario típico, ruas com pedras grandes moídas pelos carros de bois, moinhos, lavadouros e espigueiros ao alto. Infelizmente, é também uma das aldeias que tem vindo a sofrer com a desertificação, principalmente dos habitantes mais novos que se mudam para as vilas e cidades vizinhas.

Os socalcos, usados para a agricultura - e que foram construídos para tornarem as terras mais produtivas, guiando a água para as mesmas através de levadas ou regadios -, foram esculpidos por gerações e gerações.

Porquê? Para aumentar a área agrícola, contrariando os declives naturais dos montes. Assim, conseguiram os aldeões tirar os seus produtos desta terra - bastante fértil que é e sempre foi - na forma de agricultura de subsistência.

E foram esses ´degraus´ verdejantes que moldaram as construções que se amontoam num centro e se espalham, outras mais solitárias, pelos montes. Vista de frente, do alto do montes... Sistelo tem uma paisagem de cortar a respiração.

Fonte: SapoViagens

CONTACTO

Quinta da Toural

+351 966 569 105

+351 966 729 793

email